PPA 2024-2027 - Diretrizes
Entende-se como Diretriz, a dimensão estratégica prioritária, a partir da qual são realizadas as ações do Governo. Elas são declarações que orientam como devem ser estruturadas e encaminhadas as ações governamentais no médio e/ou longo prazo.
As diretrizes serão norteadoras dos programas do PPA e elas devem representar, entre outros, o programa de trabalho do Governo eleito, a Agenda 2030 e as temáticas setoriais dos Órgãos do Estado.
Acesse o decreto com as diretrizes definidas pelo Governo do Estado.
Diretrizes:
Desenvolvimento de cultura institucional voltada para a gestão de resultados, eficiência da alocação de recursos públicos, sustentabilidade fiscal e a busca de melhoria para a tomada de decisões.
Promoção da eficiência da ação do setor público e redução de entraves burocráticos, estimulando uma cultura de confiança institucional entre estado e cidadão.
Fortalecimento da transparência, do controle social e do combate à corrupção.
Integração dos processos de planejamento e alinhamento estratégico do governo com mecanismos de monitoramento e avaliação baseados em evidências.
Diretrizes:
Desenvolvimento urbano sustentável, ancorado no conceito de cidades inteligentes, resilientes, pacíficas e inclusivas.
Aperfeiçoamento da governança das obras públicas e dos projetos estruturantes, bem como de sua capacidade de execução.
Diretrizes:
Alinhamento dos conceitos de produtividade, rentabilidade e sustentabilidade.
Planejamento de políticas públicas regido pela sustentabilidade econômica, ambiental e social do Estado, em consonância com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Diretrizes:
Mitigação da pobreza, criação de oportunidades e respeito às demandas específicas.
Reconhecimento das especificidades paranaenses, heterogeneidade de territórios e de públicos, quanto aos arranjos familiares, modos de vida, vivências socioeconômicas, étnicas, culturais, raciais, de gênero e situações de vulnerabilidade no âmbito da proteção e desenvolvimento social.
Diretrizes:
Ampliação das estratégias de melhoria da qualidade de vida da população paranaense.
Geração de oportunidades de trabalho e renda e de estímulos à inserção no mercado de trabalho.
Formação cidadã integral, inclusiva e de qualidade.