Servidores serão capacitados para aplicar inteligência artificial na administração pública 27/10/2023 - 15:18
A Secretaria de Estado do Planejamento do Paraná (SEPL) ministra, a partir da semana que vem, uma nova edição do curso presencial de introdução à inteligência artificial (IA), que visa capacitar servidores públicos para o uso desses instrumentos na administração pública.
A primeira edição do curso foi ofertada em junho e julho deste ano e reuniu um grupo de dez alunos de cinco secretarias de Estado.
Paraná participa de evento na Bélgica sobre desenvolvimento urbano sustentável
O curso de Introdução à Inteligência Artificial e suas Aplicações, ministrado por Eduardo Minga, da SEPL, em parceria com a Escola de Gestão do Paraná, será ofertado em dois formatos, um com carga horária de 16 horas, voltado a servidores públicos em geral, e um mais enxuto, de 5 horas, a coordenadores, diretores e secretários de Estado.
Entre os objetivos do curso está proporcionar uma compreensão abrangente e integrada da inteligência artificial (IA), incluindo sua história, técnicas de desenvolvimento, dilemas éticos, aplicações práticas, ferramentas e utilização no contexto do setor público.
Debate sobre energias limpas terá apresentação de diagnóstico, medidas e anúncios do Paraná
A capacitação dos alunos visa a compreensão e aplicação de conceitos básicos de IA em diversos contextos, promovendo o pensamento crítico e habilidades práticas no uso dessas ferramentas, consideradas as mais modernas na produção de conteúdo.
O curso mais longo será ministrado de 31 de outubro a 28 de novembro, enquanto o mais curto vai de 1.º a 29 de novembro. Ambos já têm as vagas preenchidas, porém, foi aberto um formulário para a lista de espera para novas edições presenciais do curso.
Para servidores que tiverem interesse no tema e quiserem realizar a capacitação de modo remoto, a partir de dezembro um terceiro curso sobre o tema será ofertado, em modalidade de Educação à Distância.
Mais informações podem ser acessadas pelo site da Escola de Gestão.