Secretaria de Planejamento realiza curso de inteligência artificial com foco em servidores 22/06/2023 - 16:46
Iniciativa pioneira dentro da estrutura do Governo do Estado do Paraná relacionada ao ensino de Inteligência Artificial aos servidores, o curso Introdução à Inteligência Artificial (IA) e suas Aplicações, oferecido em parceria entre a Secretaria de Estado do Planejamento do Paraná e a Escola de Gestão, está a pleno vapor, reunindo um grupo de 10 alunos de cinco secretarias.
Dividido em oito encontros, com temas que vão do desenvolvimento da IA às aplicações no ambiente de trabalho, o curso teve início no começo do mês de junho, reunindo interessados na aplicabilidade da tecnologia, e vai até 29 de junho.
Segundo Aline Albano Justus, diretora da Escola de Gestão do Paraná, a procura por vagas no curso foi grande e isso aconteceu porque a IA já está no dia a dia das pessoas e o servidor pode trazer a tecnologia para implantar no trabalho diário, trazendo agilidade e inovação ao serviço.
Rede 399 apresenta ações do Planejamento nos Campos Gerais e promove votação de prioridades
“Existe um espaço muito grande e interesse do servidor em adaptar isso ao trabalho diário e esse tipo de tecnologia, de inovação, acaba trazendo uma melhora para o serviço público, que vais e refletir no atendimento à população, com projetos novos, com maior agilidade, e benefícios que acabam sendo gerais, tanto para o servidor, como para a população”, diz ela.
Eduardo Minga, tutor do curso e servidor da Coordenação dos Núcleos de Planejamento Setorial da SEPL, afirma que o curso surgiu a partir de uma iniciativa dos próprios servidores na coordenação, com o objetivo de automatizar tarefas e funções do dia a dia.
Governo do Estado inicia o treinamento de interlocutores municipais para o Conecta399
“Surpreende a receptividade alta dos alunos, que desde os primeiros minutos de aula já estiveram prontos para começar a receber o conteúdo e que têm sempre muitas perguntas, algo que sabíamos que despertaria interesse, mas não da forma como vemos acontecer”, diz.
Segundo Minga, há previsão para novos cursos na área, mas ainda não há datas definidas.