Secretaria de Planejamento detalha o Programa Rota do Progresso ao Movimento Pró-Paraná 30/08/2024 - 11:48

A Secretaria de Estado do Planejamento do Paraná apresentou, na quinta-feira (29), detalhes do programa Rota do Progresso, que objetiva levar desenvolvimento às regiões paranaenses que mais necessitam, ao Movimento Pró-Paraná, na sede da Associação Comercial do Paraná.

No encontro, o diretor de Projetos da secretaria, Marcos Marini, explanou que serão investidos R$ 2,5 bilhões pelo Governo do Estado em 9 eixos programáticos que vão atender 80 municípios com os menores índices de desenvolvimento do Estado.

Entre os investimentos estão estímulos à agropecuária, com incentivo à geração de renda, pavimentação de estradas rurais e priorização de pequenos negócios na aquisição de alimentos para programas sociais. Além disso, serão construídos barracões industriais, capacitados jovens na área de tecnologia e comunicação, confeccionados planos de desenvolvimento por cidade e investidos recursos em abastecimento de água.

Marini ressaltou a importância do encontro com grandes expoentes da política e da administração pública paranaenses, quando foram expostos objetivos e desafios que o Governo de Estado e Secretaria de Estado do Planejamento têm à frente desse programa.

“A reunião foi importante porque todos os líderes presentes tiveram a oportunidade de se inteirar e contribuir, colocaram-se à disposição - suas entidades, seu conhecimento e seu network - para contribuir e adensar cada vez mais o programa Rota do Progresso”, disse ele.

Painel de investimentos da Copel inclui obra em rodovia de R$ 180,9 milhões no Sudoeste

No encontro, o vice-presidente do Movimento Pró-Paraná, o ex-governador Mário Pereira elogiou a iniciativa, que acredita ser fundamental para que haja um desenvolvimento mais homogêneo do Estado do Paraná, ressaltando que a melhora dos índices de desenvolvimento humano no Estado também passou a ser uma das novas bandeiras da agremiação.

“Temos vários conselhos, um deles pegou como atividade principal uma atenção aos municípios de baixo IDH. Então, agora, com a iniciativa da Rota do Progresso, ficamos entusiasmados e a gente vê que é um projeto com pé no chão, com valores e critérios”, disse.

Conselho do Paraná Produtivo formaliza proposta para criação de agências regionais

O conselheiro do Movimento Pró-Paraná, Domingos Murta Ramalho, também vice-presidente da Associação Comercial do Paraná, falou sobre a efetividade do programa na mudança da realidade das cidades paranaenses.

“Temos como bandeira ajudar o Estado do Paraná na implementação de políticas públicas voltadas para a melhoria da qualidade de vida dos municípios de IDH baixo. Com essa apresentação, temos a segurança de que o Governo do Paraná está no caminho certo para obter, lá na frente, a melhora na qualidade de vida desses municípios, fazendo com que os cidadãos paranaenses estejam homogêneos, com qualidade de vida igualitária”, disse ele.

Planejamento faz rodadas de reuniões com secretarias vinculadas ao Rota do Progresso

MUNICÍPIOS - Os investimentos atendem as cidades de Agudos do Sul, Altamira do Paraná, Anahy, Antônio Olinto, Barbosa Ferraz, Bela Vista da Caroba, Boa Vista da Aparecida, Bom Sucesso, Borrazópolis, Cafezal do Sul, Campina da Lagoa, Cândido de Abreu, Cantagalo, Cerro Azul, Congonhinhas, Cruz Machado, Cruzeiro do Sul, Curiúva, Diamante do Sul, Diamante do Oeste, Doutor Camargo, Espigão Alto do Iguaçu, Francisco Alves, Godoy Moreira, Grandes Rios, Guaraci, Guaraqueçaba, Inajá, Itaguajé, Itaperuçu, Jaboti, Japira, Jundiaí do Sul, Laranjal, Lidianópolis, Lunardelli, Mamborê, Marilena, Mato Rico, Morretes, Nova Tebas, Palmital, Paulo Frontin, Perola D'Oeste, Pinhalão, Porecatu, Ramilândia, Rancho Alegre, Ribeirão do Pinhal, Rio Bom, Rio Branco do Ivaí, Rosário do Ivaí, Salto do Itararé, Salto do Lontra, Santa Amelia, Santa Cruz de Monte Castelo, Santana do Itararé, Santo Antônio do Caiuá, São João do Caiuá, São Jorge do Patrocínio, São José da Boa Vista, São José das Palmeiras, São Sebastião da Amoreira, Sapopema, Tomazina, Tuneiras do Oeste, Vera Cruz do Oeste e Xambrê.

GALERIA DE IMAGENS