Sala do Observatório vai aproximar cidadãos do planejamento público com podcast 10/02/2025 - 15:01

A Secretaria de Estado do Planejamento inaugurou, na segunda-feira (10), a Sala do Observatório, um espaço para divulgar e esclarecer assuntos relacionados ao planejamento público. Este estúdio de podcast será palco de reuniões e entrevistas com importantes nomes do planejamento e das áreas em que os projetos e programas da pasta são desenvolvidos.

A iniciativa vem se somar ao Observatório do Planejamento, instrumento lançado em abril de 2024 que visa fortalecer a capacidade de planejamento e monitoramento das políticas públicas do Estado que tem como destaque o painel de Business Inteligence (BI) do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027 e que vai realizar estudos e análises para avaliar o impacto das políticas públicas implementadas no Estado, identificando pontos e oportunidades de aprimoramento.

Entre os principais objetivos dessa proposta, segundo o secretário da pasta, Guto Silva, está deixar de limitar o planejamento público ao período eleitoral, voltando a tratá-lo como um importante instrumento de desenvolvimento de projetos de longo prazo. 

“O processo de planejamento está passando por um momento de ressignificação no país, mais especialmente aqui no Paraná. A orientação do governador Carlos Massa Ratinho Júnior é para que a gente olhe além desse horizonte eleitoral de um, dois, três, quatro anos. É necessário criarmos instrumentos para poder olhar o Paraná do futuro”, destacou Guto Silva.

Esse olhar é um processo de escuta, colaborativo, em que é necessário que haja maior participação da comunidade. “Pensando nisso, estamos ouvindo as mais diferentes regiões do Paraná e agora teremos a possibilidade de fazer esse acompanhamento, compartilhando informações e prestando contas à sociedade”, complementou.

Neste cenário surgiu a ideia de criar um espaço de produção voltado ao formato podcast, criando conteúdos que serão compartilhados nas redes para que a população também possa acessar. “O objetivo é esse: dar condições de fazermos um debate plural sobre o destino dos recursos do contribuinte, desse recurso do cidadão que é tão sagrado”, assinala o secretário.

O presidente da comissão de orçamento da Assembleia Legislativa do Paraná, Luiz Claudio Romanelli, esteve presente na inauguração e aprovou a iniciativa. “Neste formato de observatório você traz a sociedade civil organizada para dentro do processo, para participar desse debate fundamental. As pessoas saem da mera crítica e vêm contribuir. Acho que é fundamental essa participação cidadã”, falou Romanelli.

Desenvolvida em conjunto com a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), a iniciativa, segundo o Presidente do Comitê Técnico e Diretor de Planejamento da SEPL, Breno Lemos, vai proporcionar, também, a tradução do linguajar técnico para o dia-a-dia. 

“O assunto relacionado ao planejamento é técnico. Vamos levar este tema para uma linguagem que seja do interesse e atraia o público geral. E nada melhor do que o podcast, o audiovisual, em uma linguagem mais informal e que possa ser compreendida por todos que se interessem em aprofundar sobre o que fazemos na Secretaria de Planejamento”, disse Lemos.

REUNIÃO – Junto ao lançamento desse espaço, ocorreu a 1ª Reunião Ordinária de 2025 do Comitê Técnico do Observatório do Planejamento. O encontro foi realizado em modelo híbrido, ou seja, presencialmente e remotamente, e teve a apresentação da Série Por Dentro do PPA: Ipardes, bem como anúncio dos novos membros e demais assuntos gerais.

O Ipardes e a Fundação Araucária foram convidados a integrar o Observatório do Planejamento e a indicar membros. A formalização dos nomes será encaminhada nos próximos dias.

O Observatório objetiva fortalecer a capacidade de planejamento e monitoramento das políticas públicas do Estado, pelo aprimoramento contínuo dos instrumentos disponíveis. Além disso, foca em promover atividades conjuntas com instituições públicas e privadas, com o objetivo de desenvolver a pesquisa e os instrumentos de planejamento no Paraná.

PARTICIPANTES - Participaram também da reunião os integrantes do Comitê Técnico Cicemara Cordeiro (GS/SEPL) e Marcos Junior Marini (DPROJ/SEPL), Thiago Adriano Coleti (Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP) e remotamente Saulo Fabiano Amâncio Vieira (Universidade Estadual de Londrina - UEL). Ainda estiveram presentes os técnicos da SEPL Louise Ronconi de Nazareno (CMA/SEPL) e Rafael Rauta Buiar (AT/SEPL).

Como ouvintes do Ipardes, estavam o Diretor-Presidente Jorge Augusto Callado Afonso; e os diretores Julio Takeshi Suzuki Junior e Marcelo Antonio.

GALERIA DE IMAGENS