Rede399 percorre o Paraná e leva o debate sobre demandas regionais a 80 municípios 28/07/2023 - 14:57

No Paraná, o Plano Plurianual 2024-2027 (PPA), que será entregue em setembro, tem sido elaborado com apoio de uma ação do Governo do Paraná, promovida pela Secretaria de Estado do Planejamento (SEPL), que tem regionalizado a discussão de prioridades.

Junto a lideranças locais, setor produtivo, associações, universidades, deputados, prefeitos, vereadores e secretários municipais, o Projeto Rede399 – Pacto pelo futuro: Planejando o Paraná passou, de maio a julho deste ano, por quatro regiões do Estado (Campos Gerais, Norte, Norte Pioneiro e Sudoeste), reunindo 1,2 mil pessoas de 80 municípios.

Durante esses eventos, que seguirão ocorrendo em agosto e setembro, estão sendo promovidas votações de prioridades entre as demandas levantadas pelos paranaenses através da Consulta Pública para o PPA, finalizada em abril, que contou com 2.853 participações.

Essa consulta recebeu participações de 225 dos 399 municípios paranaenses, uma adesão de 56% do Estado, cujas contribuições foram direcionadas, principalmente, às áreas de Educação, Segurança Pública, Infraestrutura e Logística e Meio Ambiente e Sustentabilidade.

Paraná ganha megabanco de dados atualizado com 60 indicadores de desenvolvimento

Resultados do Rede399 - Nos Campos Gerais, um dos destinos do Rede399, um dos resultados foi a priorização, entre as 116 propostas da Consulta Pública para a região, da área de saúde (mais vagas em hospitais, menos tempo de espera, menos deslocamentos), economia, emprego e turismo (apoio às MPEs e desburocratização) e segurança pública (mais policiais e policiamento em escolas).

Na região que envolve municípios do Norte e Norte Pioneiro, entre 52 propostas sugeridas, foi priorizada a área de economia e emprego (atração de empresas para a região), educação (curso de Medicina na UENP) e saúde e assistência social (ampliar política habitacional).

Além da votação de prioridades, dezenas de propostas vindas do público durante os encontros chegaram ao Governo do Estado, como a Carta do Sudoeste, contendo demandas da região em áreas como infraestrutura, saúde, educação e tecnologia, contribuições que devem ser levadas em conta na formulação do Plano Plurianual (PPA).

De Telêmaco Borba, também chegou à Secretaria de Planejamento o projeto regional relativo ao desenvolvimento de uma nova cadeia produtiva, dos hortifrútis, focando na produção de algumas frutas vermelhas e citrus, que será expandido futuramente para toda a região.

Além da votação de prioridades, o Rede399 tem apresentado as principais ações da SEPL nas 15 regionais do Estado: o PPA e os programas Paraná Produtivo (Fase II) e o Conecta399.

Os encontros tiveram início, em maio, em Castro, passando posteriormente por Ponta Grossa, Francisco Beltrão, Pato Branco, Telêmaco Borba e Cornélio Procópio.

O projeto é realizado em parceria com a Assembleia Legislativa do Estado do Paraná – Comissão de Orçamento, e tem apoio das governanças definidas no Paraná Produtivo.

Estados do Sul e Mato Grosso do Sul fecham propostas da região para o PPA da União

O programa Rede399 trouxe vários ganhos para a elaboração do PPA estadual, entre eles:

– Abertura de diálogo com a população e representantes da administração pública e entidades privadas para debater e priorizar as demandas levantadas na audiência pública do PPA 2024-2027;

– Oportunidade de demonstrar à população de cada região a importância de um bom planejamento com foco em resultados;

– Oportunidade de compartilhar com os representantes da administração pública dos municípios as diretrizes seguidas para o próximo ciclo de planejamento do Estado, destacando os desafios enfrentados nesta construção;

– Possibilidade de instigar os municípios a buscarem novos caminhos para o seu planejamento e que levem a melhorias nos seus indicadores.

Secretaria de Planejamento leva experiência em captações e contratações à Conseplan

Por quantas cidades passou o Rede399:

Castro - 25/5

Ponta Grossa - 25/5

Francisco Beltrão – 29/5

Pato Branco – 29/5

Telêmaco Borba – 21/6

Cornélio Procópio – 28/6

Número de municípios com representantes nos eventos:

Região dos Campos Gerais: 19 municípios: Arapoti, Cândido de Abreu, Carambeí, Castro, Imbaú, Ipiranga, Ivaí, Jaguariaíva, Ortigueira, Palmeira, Piraí do Sul, Ponta Grossa, Porto Amazonas, Reserva, São João do Triunfo, Sengés, Telêmaco Borba, Tibagi, Ventania

Região do Norte e Norte Pioneiro: 19 municípios: Assaí, Bandeirantes, Congonhinhas, Cornélio Procópio, Itambaracá, Leópolis, Nova América da Colina, Nova Fátima, Nova Santa Bárbara, Rancho Alegre, Santa Amélia, Santa Cecília do Pavão, Santa Mariana, Santo Antônio do Paraíso, São Jerônimo da Serra, São Sebastião da Amoreira, Sapopema, Sertaneja, Uraí

Região do Sudoeste: 42 municípios: Ampére, Barracão, Bela Vista da Caroba, Bom Jesus do Sul, Bom Sucesso do Sul, Boa Esperança do Iguaçu, Capanema, Chopinzinho, Clevelândia, Coronel Domingos Soares, Coronel Vivida, Cruzeiro do Iguaçu, Dois Vizinhos, Enéas Marques, Flor da Serra do Sul, Francisco Beltrão, Honório Serpa, Itapejara d’Oeste, Marmeleiro, Manfrinópolis, Mangueirinha, Mariópolis, Nova Esperança do Sudoeste, Nova Prata do Iguaçu, Palmas, Pato Branco, Pérola d’Oeste, Pinhal de São Bento, Planalto, Pranchita, Realeza, Renascença, Salgado Filho, Salto do Lontra, Santa Izabel do Oeste, Saudade do Iguaçu, São João, São Jorge d’Oeste, Santo Antônio do Sudoeste, Sulina, Vitorino, Verê.

Quantas pessoas participaram:

Mais de 1200 pessoas

GALERIA DE IMAGENS