Planejamento recebe relatório de verificação para novo desembolso do Paraná Eficiente 14/06/2024 - 15:51

A Secretaria de Estado do Planejamento (SEPL) recebeu, na quarta-feira (12), a equipe do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), que atua como agência de verificação independente do Paraná Eficiente, quando foi entregue o relatório de verificação da nova etapa de desembolso do programa.

O relatório tratou do recente desembolso pelo Banco Mundial para o Projeto de Inovação e Modernização da Gestão Pública do Paraná, de cerca de R$ 27 milhões (U$S 4,9 milhões), que será direcionado a projetos de gestão e de planejamento, executados pela SEPL, que visam a melhoria da eficiência da gestão pública, uma das áreas contempladas pelo projeto.

Secretaria de Planejamento avança na estruturação de estratégias para o desenvolvimento territorial integrado

Segundo o secretário de Estado do Planejamento, Guto Silva, este novo desembolso é motivo de orgulho, principalmente por mostrar que o Paraná se tornou, para o Banco Mundial, uma referência na área de captação de recursos, que tem utilizado o exemplo do Estado como modelo para outros estados e países, de como que se capta recurso e se executa.

“Isso mostra, de uma forma muito contundente, que nós estamos com um bom modelo de gestão, com esse selo, esse carimbo do Banco Mundial referendando as boas práticas do Paraná. Quando há boa prática, boa gestão e bom planejamento, a gente usa o recurso público com mais inteligência, o que significa melhoria para o cidadão e, sobretudo, condições de fazer mais ações com o mesmo recurso”, disse o secretário de Planejamento.  

Planejamento apresenta acompanhamento do PPA e Ranking de Competitividade a secretarias de Estado

Este é o terceiro desembolso feito pelo Paraná Eficiente, operação contratada em 2021 junto ao Banco Mundial, como explica o diretor de Projetos da SEPL, Marcos Marini, ressaltando que a soma chega a U$S 130 milhões.

Marini cita que o projeto teve início com o primeiro desembolso de U$S 30 milhões para a Secretaria de Saúde relativo à Covid e, depois, com a liberação de U$S 8,5 milhões para o Instituto Água e Terra, órgão da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), visando novas e mais eficientes ferramentas na área de monitoramento climático.

“Esse projeto envolve várias ações e secretarias, e esse terceiro desembolso é específico para ações da Secretaria de Planejamento, então faremos ações de apoio tanto aos municípios como aos territórios, às governanças territoriais, a partir do Programa Paraná Produtivo”, cita.

GALERIA DE IMAGENS