Planejamento participa de seminário voltado ao desenvolvimento integrado em Campo Mourão 30/07/2024 - 16:02

A Secretaria de Estado do Planejamento do Paraná (SEPL) participou, nesta terça-feira (30), do Seminário Regional de Inovação, Compras Públicas e Desenvolvimento Integrado na Governança Regional, em Campo Mourão, Centro Oeste do Estado, onde foram apresentados e discutidos temas relacionados à inovação e eficiência na administração pública.  

O seminário, que contou com apresentações de Marfisa Castro, Coordenadora Geral de Estratégias da Contratação do Governo Federal, que tratou de compras e contratações públicas, foi uma oportunidade para gestores públicos, representantes de consórcios e autoridades municipais e estaduais de aprimorarem suas práticas de gestão e contratação e conhecerem instrumentos de planejamento público.  

Neste sentido, palestraram, pela pasta, representando o secretário de Estado do Planejamento do Paraná, Guto Silva, o diretor de Projetos da SEPL, Marcos Marini, com o tema Políticas de Planejamento Territorial, e o diretor de Planejamento, Breno Lemos, com a apresentação intitulada Planejamento Integrado X PCA - Compras Públicas Local e Regional. 

Durante a apresentação, Marini citou iniciativas importantes para o desenvolvimento territorial como o Rota do Progresso e o Paraná Produtivo, que tem um BI (business intelligence) do Paraná Produtivo – Fase 2, que traz dados atualizados – além de séries históricas – de 60 indicadores de desenvolvimento das 15 regionais mapeadas pelo programa, além do lançamento do BI do Conecta399, que vai auxiliar gestores públicos em tomadas de decisão.

"Este é um serviço, uma base de dados de informações municipais que possibilitará que tenhamos ali, toda a sociedade, usufruindo dessas informações, buscando condensar, a partir de todo esse conjunto de indicadores, quais são os cenários e as realidades paranaenses em cada um dos 399 municípios. Realidades, indicadores, índices que retratam a questão da política pública a partir da confiança desses elementos numéricos. Então, dentro do BI, obviamente vamos avançar com outros indicadores que possibilitarão à sociedade paranaense usufruir desse serviço em prol da melhor tomada de decisão", disse ele.

Reunião da governança alinha fluxos e prazos de execução do programa Rota do Progresso

A segunda palestra tratou do Plano de Contratações Anual (PCA), que envolve mais de 86 mil itens, proporcionando transparência e previsibilidade ao processo licitatório, e que também tem um BI para acompanhamento detalhado das demandas e compras feitas pelo Estado.

Durante a palestra, o diretor de Planejamento da SEPL, Breno Lemos, também abordou o Observatório do Planejamento, ferramenta digital interativa que permite ao cidadão acompanhar a execução do Plano Plurianual 2024-2027 e as demais políticas públicas correlatas.

Lemos ressaltou que o seminário é uma oportunidade de trazer técnicos das prefeituras dos municípios, região de Campo Mourão e da sociedade em geral, para apresentar a metodologia usada na secretaria que visam melhoria, eficiência e transparência na gestão pública.

“É bastante importante essa troca de conhecimento a respeito de métodos que são usados pelos municípios na elaboração dos seus PCAs, dos seus PPAs e também para estreitar o relacionamento e estabelecer um fluxo tanto de informações como de dados que sejam relevantes para a elaboração do planejamento do Estado de uma maneira que seja boa para a região e boa para o paranaense de maneira geral”, disse ele.

Durante o evento, que dura dois dias, a SEPL também tem um estande voltado ao Conecta399, que promove atendimentos a interessados nesta importante ferramenta de conexão entre todos os municípios paranaenses em torno do desenvolvimento territorial.

Esse estande fez parte de um espaço de atendimento presencial focado em transferências, convênios e compras, proporcionando aos participantes uma oportunidade prática de esclarecer dúvidas e receber orientação técnica.

Planejamento participa de fórum sobre impactos da Inteligência Artificial no mundo dos negócios

Renato Correia, Coordenador da Rede de Parcerias, o objetivo principal do evento é fazer com que servidores públicos tenham maior qualificação e que possam trabalhar as políticas públicas, sejam do governo do estado, sejam do governo federal, de modo integrado, ou seja, um município ajudando o outro, para melhorar a vida das pessoas nas respectivas cidades.

"Esse evento é inédito na região de Campo Mourão e o programa Conecta399 está conectando o Estado com os municípios e os municípios com as associações, consórcios e, sobretudo, com as prefeituras, então é fundamental e essa sintonia para que sejam efetivados lá na ponta todos os projetos, sejam eles de Estado ou no âmbito federal", disse ele.

O evento, realizado pelo convênio entre a Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (COMCAM) e o Consórcio Intermunicipal para Desenvolvimento dos Municípios da Região de Campo Mourão (CONDESCOM), conta com o apoio do Governo do Estado do Paraná, pela Secretaria de Planejamento, e da Paraná Projetos, além de entidades parceiras.

O presidente do CONDESCOM, Edenilson Miliossi, afirmou que o maior ganho desse seminário de inovações é a troca de experiência não apenas regional, mas de todo o estado do Paraná.

“São vários técnicos participando, sendo capacitados com a equipe de Brasília e também do Conecta399, então esperamos melhorar a situação dos nossos técnicos e realizar a troca de experiência, esclarecer as dúvidas nesses dois dias de congresso”, disse ele.

GALERIA DE IMAGENS