Planejamento participa de Fórum da Conseplan com foco em ampliar transparência e governança 20/03/2025 - 09:43

Servidores da Secretaria de Estado do Planejamento do Paraná (SEPL) deram início, na quarta-feira (19), aos trabalhos do XCII Fórum Nacional de Secretários Estaduais do Planejamento, promovido pelo Conselho Nacional dos Secretários do Planejamento (Conseplan) e realizado em Vitória, no Espírito Santo. Entre os destaques do fórum, no Grupo de Trabalho (GT) de Investimentos Públicos, foi apresentado o Escritório de Gestão de Projetos do Estado de Santa Catarina como uma boa prática.

Durante a discussão, também foram abordadas normas e regulamentos para a gestão do investimento público, com o apoio do Banco Mundial, reafirmando a importância de parcerias estratégicas para o desenvolvimento.

A coordenadora de Captação de Recursos da SEPL, Sônia Maria dos Santos, que integrou o GT de Investimentos Estratégicos, explicou que este GT teve início em julho de 2023 na Conseplan do Rio de Janeiro, com o objetivo de alinhar com os estados as principais diretrizes para investimentos públicos. “Com o apoio do Banco Mundial e consultoria da Macroplan, o GT participou de diversos cursos on-line além dos fóruns e conseguimos apresentar neste fórum um conteúdo de 25 diretrizes para o investimento público”,disse ela.

No GT de Planejamento de Longo Prazo, iniciou-se a proposta para o documento de institucionalização de uma governança multinível da Estratégia Brasil 2050. Essa iniciativa visa sincronizar planejamentos setoriais e estaduais, buscando coesão no plano estratégico nacional e direcionando esforços para a melhoria da qualidade de vida no Brasil.

AMPLA PARTICIPAÇÃO - A coordenadora de Monitoramento e Avaliação da SEPL, Louise Nazareno, explica que este GT contou com a participação de quase todos os estados brasileiros e que a preocupação maior da equipe foi em buscar dar mais transparência elegitimidade para a governança tanto na elaboração de um plano de longo prazo, quanto na implementação. “Isso deve ultrapassar os governos e deve fazer com que a sociedade, os técnicos, os representantes das empresas, dos setores industriais, dos setores das políticas públicas, possam ter confiança na transparência de como são decididas as ações e as metas de planos de longo prazo e garantir a implementação, com escuta e períodos de revisão para conseguir adaptar, conforme as mudanças internacionais e no cenário nacional”, disse ela.

Angelita Bazotti, chefe do departamento de Avaliação de Políticas Públicas do Ipardes, participou do GT de Monitoramento e Avaliação, no qual foi proposto o desafio da avaliação de uma política pública na área de educação ao longo de todo este ano, em oficinas mensais. “Um dos maiores desafios que o estado Paraná encontra é conseguir instituir o sistema de monitoramento e avaliação ampliando a periodicidade, com equipes dedicadas mais integralmente a monitorar e avaliar as políticas públicas do governo do Estado”, disse.

A programação do evento, que segue até 21 de março, contou com reuniões individuais e conjuntas dos quatro grupos de trabalho, além do primeiro encontro presencial da Comissão de Comunicação do Conseplan, que contou com a presença do chefe de coordenação da Comunicação da SEPL, Adriano Justino, e que resultou em uma rica troca de experiências entre os assessores e assessoras deimprensa das pastas da área.

GALERIA DE IMAGENS