Planejamento dá início a monitoramentos semestrais do Plano Plurianual 2024-2027 11/07/2024 - 10:24
A Secretaria de Estado do Planejamento do Paraná (SEPL) promoveu, nesta terça-feira (9), a reunião de abertura do primeiro monitoramento do Plano Plurianual 2024-2027 - instrumento desenvolvido pela pasta - relativo ao 1º semestre de 2024.
O monitoramento mensura a execução física das entregas previstas, apontando quantitativa e qualitativamente o resultado alcançado pela gestão pública em suas diversas instituições.
As diversas equipes envolvidas devem enviar informações à Coordenação de Monitoramento e Avaliação (CMA) até 1° de agosto, que serão analisadas, validadas e comporão um relatório sintético consolidado a ser apresentado à Assembleia Legislativa e disponibilizado ao público.
Além da equipe da CMA da SEPL, responsável por orientar esse processo, o encontro reuniu interlocutores de órgãos dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, do Ministério Público e Defensoria Pública, além dos chefes de Núcleos de Planejamento Setoriais (NPS), representantes dos Núcleos Fazendários Setoriais (NFS) e dos Controles Internos.
Estiveram presentes também o Coordenador de Controle Interno, Wesley Leandro de Paula, e representantes da Diretoria de Orçamento Estadual (DOE). Além dos 61 participantes presenciais, cerca de 130 pessoas acompanharam a reunião online pela Plataforma Zoom.
Na ocasião, a coordenadora de Monitoramento e Avaliação, Louise Ronconi de Nazareno, apresentou as alterações da periodicidade do monitoramento e as mudanças implementadas no Sistema Integrado de Gestão, Avaliação e Monitoramento Estadual – SIGAME, bem como o passo a passo para preenchimento das informações pelo sistema. As mudanças auxiliam na adaptação do sistema ao processo de monitoramento do Novo PPA, que conta com mais de 1300 entregas.
Louise reforçou a importância de as equipes acessarem periodicamente o site da Secretaria do Planejamento, em especial do PPA, instrumento constantemente atualizado e que apresenta novas ferramentas de visualização do planejamento estatal, o que contribui para dar mais transparência à gestão pública.
A Coordenação de Monitoramento e Avaliação aproveitou, também, o convite da Casa Civil para reforçar, na quarta-feira (10), a importância do monitoramento do PPA, na reunião com todos os Diretores Gerais do Poder executivo, feita periodicamente.