Comissão de Planejamento e Gestão ajusta últimos detalhes de plano a ser apresentado em evento com governadores do Codesul 10/04/2025 - 15:38

Na tarde desta quarta-feira (9), os integrantes da Comissão de Planejamento e Gestão do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul) se reuniram para finalizar a elaboração de um novo planejamento de longo prazo para seus membros. O resultado será apresentado aos governadores dos quatro estados integrantes do Planejamento Estratégico na reunião do Conselho do Codesul, prevista para o 23 de abril, em Brasília.

Na reunião, ocorrida no Gabinete de Gestão de Informação, no Palácio Iguaçu, sede do Governo, foi também definida e planejada a entrega das diretrizes para esse planejamento de longo prazo nos quatro estados.

“Com o Codesul, os quatro estados, se reúnem para somar forças, gerar desenvolvimento e encontrar soluções. Com isso, transformamos esse planejamento em mais qualidade de vida para a população paranaense”, comentou o secretário de Estado do Planejamento, Ulisses Maia.

Os integrantes da comissão trataram também da entrega definitiva do projeto pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), contratada pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). Os secretários de planejamento estavam na reunião híbrida e trataram junto com os técnicos dos aspectos preparatórios para a entrega formal do projeto.

“Esse plano visa promover o desenvolvimento integrado, em que as pessoas serão a prioridade e, que nós possamos, através da educação, da geração de emprego e renda, de uma melhor infraestrutura, nos nossos estados do Codesul, promover o desenvolvimento sustentável nos nossos Estados e na região do Codesul”, falou o secretário do Codesul pelo Paraná, Orlando Pessuti.

Ao todo, são 28 objetivos estratégicos, com 65 indicadores e metas, além de 166 propostas de ação para pôr em prática o que está sendo desenhado dentro do plano de desenvolvimento. Elas estão reunidas dentro de nove eixos, que tem como temas agronegócio, infraestrutura, enfrentamento às mudanças climáticas, combate à pobreza e desigualdades, energias renováveis, qualificação de serviços públicos e educação voltada às atividades portadoras de futuro.

CODESUL – Fundado em 1961, o Codesul reuniu, inicialmente, os estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Em 1992, o Mato Grosso do Sul passou a fazer parte do Conselho, que tem como principal objetivo buscar o desenvolvimento regional, reduzindo desequilíbrios e atuação em questões comuns aos estados-membros. O principal feito do Conselho foi a criação do BRDE.

GALERIA DE IMAGENS