Superintendência-Geral de Gestão Energética - Apresentação
O governo do Estado do Paraná criou a Superintendência-Geral de Gestão Energética - SUPEN, vinculada à Secretaria de Estado do Planejamento - SEPL, nos termos do art. 32 da Lei nº 21.352, de 1º de janeiro de 2023, por meio do Decreto 7.926, de 11 de novembro de 2024, objetivando concentrar e coordenar as ações estratégicas do Estado no setor energético, com foco no planejamento de longo prazo, eficiência, inovação e a implementação eficaz de políticas públicas direcionadas a projetos prioritários, especialmente aqueles relacionados à transição energética e ao desenvolvimento de energias renováveis.
A SUPEN também terá como responsabilidade a identificação de áreas prioritárias para investimentos, monitoramento de tendências tecnológicas e o fomento de parcerias estratégicas que impulsionem a eficiência, a inovação e a sustentabilidade energética.
No início de 2025, a SUPEN publicou o Plano de Hidrogênio Renovável no Paraná em formato físico, também disponível em e-book. O projeto contou com a colaboração de 22 autoridades da área energética, entre doutores, professores, especialistas da iniciativa privada e da área pública tratando sobre energia renovável, em especial o hidrogênio. Orientada a partir de estudos da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), a iniciativa busca o objetivo de concretizar grandes projetos nessa área. .
O suporte técnico, administrativo e financeiro necessário à realização das atividades da Superintendência é prestado pela Secretaria de Estado do Planejamento, sem prejuízo da colaboração de outros órgãos e entidades do Estado.