Trilhas indicadas
A cultura organizacional marca um padrão de compartilhamento de condutas e informações entre as pessoas que integram e vivem a organização. Essa cultura define, em linhas gerais, o certo e o errado, o desejável e o indesejável, o útil e o não útil, no contexto interno da organização.
Nesse sentido, uma cultura (organizacional) de planejamento é aquela em que o planejamento é valorizado por todos os agentes envolvidos na administração. As pessoas reconhecem no planejamento um valor compartilhado. Esse valor, por sua vez, se assenta no entendimento de que a adoção dos elementos pode repercutir positivamente em eficiência, eficácia, efetividade e também no cumprimento dos objetivos e finalidades da organização. Conheça mais sobre o assunto.
Indicadores relevantes como o IEGM/TCE-PR evidenciam que a cultura do planejamento necessita urgentemente ser fomentada, conforme imagem abaixo.
Imagem. Tela do I-Planejamento, indicador do TCE/PR para a qualidade do planejamento municipal no estado.
Assim, as trilhas abaixo são definidas consoante sua contribuição para fortalecer o planejamento no contexto das culturas organizacionais, o que qualificação apenas a gestão local, mas se ramifica também nos programas estaduais e federais, permitindo arranjos de políticas mais ajustadas à realidade dos cidadãos.
Referências por eixo: recomenda-se estar logado na Escola de Gestão do Paraná para acesso imediato aos cursos desta.
CAPACITAÇÃO
Conhecimento em competências e habilidades para o autodesenvolvimento.
1. Produtividade, proatividade e inovação.
2. Comunicação oficial institucional.
4. Soft Skills na Transformação Digital.
5. Aprendizagem organizacional e trilhas de aprendizagem.
6. Formação de multiplicadores.
7. Controles na Administração Pública.
8. Autoconhecimento e Motivação.
PROJETOS
Conhecimento sobre elaboração, gestão e natureza de projetos públicos.
1. Elaboração de projetos para captação de recursos.
3. Inovando na Gestão de Projetos.
4. Os instrumentos do planejamento na nova Lei de Licitações.
6. Introdução à gestão de projetos.
8. Elaboração de políticas, programas e projetos para o desenvolvimento humano e sustentável.
9. Inovando na Gestão de Projetos.
10. Gerenciamento de Projetos na Prática.
INTERLOCUÇÃO
Conhecimento para extrair eficiência no trabalho em grupo via redes.
1. Produtividade, proatividade e inovação.
2. Gestão de Pessoas para Resultados.
3. Como trabalhar e colaborar on-line.
4. E-liderança: como gerenciar e liderar equipes em ambientes remotos.
5. Gestão de equipes híbridas e desafios para a cultura organizacional.
6. Governo integrado: como construí-lo?
7. Celebração de parcerias no setor público.
FOMENTO (OPORTUNIDADES)
Conhecimento para identificar e gerir fontes de recursos.
2. Convênios e termos de cooperação técnica.
3. Parcerias público-privadas.
4. Viabilidade Econômica para empreendimentos agroindustriais da Agricultura Familiar.
5. Gestão para resultados municipais.
6. Gestão estratégica orientada para resultados.
7. Convênios e termos de cooperação técnica.
8. Ambiente e condições para o desenvolvimento produtivo local.
9. Políticas Públicas e Governo Local.
10. Conceitos e práticas para o gerenciamento de desastres no âmbito municipal.
Referências temáticas: uma seleção de capacitações com base nos assuntos comumente discutidos no Conecta399.
PLANEJAMENTO
Conhecimentos mais amplos sobre a atividade de planejamento público.
1. Planejamento tático-operacional.
2. Ferramentas de planejamento.
5. Introdução ao orçamento público.
6. Tipos de Atividade Administrativa.
7. Planejamento governamental.
8. Planejamento Estratégico para Organizações Públicas.
9. Instrumentos de Desenvolvimento Urbano Sustentável - Planejamento.
10. Planejamento Governamental - EVGov.
11. Instrumentos de Planejamento: PPA, LDO e LOA.
12. Parcerias Público-Privadas e Concessões.
13. Lei de Diretrizes Orçamentárias para Municípios.
GESTÃO LOCAL
Conhecimentos especiais para a gestão local.
1. Organização do Estado brasileiro.
2. Governança Municipal em Saneamento.
3. Atendimentos de casos de maus tratos animais.
4. Conceitos e Práticas para o Gerenciamento de Desastres no Âmbito Municipal.
5. Consórcios Públicos Intermunicipais.
6. Sistemas de monitoramento e alerta como suporte à gestão local de riscos e desastres.
7. Políticas Públicas e Governo Local.
8. Era Digital, Planejamento Estratégico e Inovação na Gestão Pública.
9. Ambiente e Condições para o Desenvolvimento Produtivo Local.
10. Infraestrutura Econômica e Urbana.
11. Gestão de políticas públicas municipais.
12. Catálogo de trilhas para prefeitos, gestores e técnicos municipais.
13. Ampliação da Capacidade de Investimentos do Município.
14. CAIXA: Banco Público Atuando para o Desenvolvimento do Município.
15. Prestação de contas e qualidade da gestão fiscal do município.
16. LGPD: Como coordenar a atuação do município para a governança de dados aplicada.
17. Regulamentação da Lei de Acesso à Informação nos Municípios.
18. Gestão Municipal de Contratos Administrativos.
20. Preparando-se para Execução da Gestão Municipal.
21. Impactos da Mudança do Clima para a Gestão Municipal.
22. Boas Práticas para o Licenciamento Municipal de Obras e Construções.
TRANSFERÊNCIAS
Conhecimento sobre transferências voluntárias e suas etapas.
1. Transferências voluntárias: o poder concedente.
2. Transferências voluntárias: o tomador de recursos.
3. Transferências voluntárias: prestação de contas.
4. Transferências voluntárias: parcerias com o terceiro setor.
5. Transferências da União: visão geral.
6. Transferências discricionárias da União: atos preparatórios.
7. Transferências discricionárias da União: execução.
8. Transferências discricionárias da União: prestação de contas.
9. Módulo Fundo a Fundo no Transferegov.br.
LICITAÇÕES
Conhecimento para conduzir licitações.
1. Nova Lei de licitações: como vai funcionar para pequenos municípios.
2. Os instrumentos de planejamento na nova lei de licitações.
3. Nova Lei de Licitações: planejamento e governança.
5. Orçamento pela nova lei de licitações.
6. Estudo Técnico Preliminar na nova lei de licitações.
7. Critério de julgamento e modo de disputas nas licitações.
8. Planejamento de demanda de compras.
9. Licitações e contratos para obras e serviços de engenharia - nova lei de licitações.
10. Licitações e contratos para aquisição de bens e prestação de serviços - nova lei de licitações.
11. Gestão de cadeia de suplementos.
12. Sistema de registro de preços.
13. Como realizar Registro de Preços? - Noções Básicas.
14. Como realizar Registro de Preços? - Procedimento de Carona.
15. Compras sustentáveis e a nova lei de licitações.
16. Procedimentos Auxiliares na Nova Lei de Licitações.
17. Contratações Diretas na Nova Lei de Licitações.
Sentiu falta de alguma capacitação ou tema? Fale conosco.